sexta-feira, 29 de julho de 2011

Despedida do Exército Brasileiro -


Neste momento em que encerro minha jornada de mais de 30 anos no Exército Brasileiro, e que tenho a oportunidade de dizer algumas palavras aos presentes, quero iniciá-las afirmando que vivi aqui,os momentos mais felizes e gratificantes da minha vida profissional e pessoal até o presente momento.

Quando entrei na carreira militar(e pe...rmitam-me incluir o saudoso Colégio Militar de Fortaleza onde ingressei com 11 anos de idade), tinha por objetivo algumas metas pessoais a serem conquistadas e com satisfação vejo-as todas alcançadas e algumas até superando as expectativas iniciais.Relembro como farol as duas ultimas frases da canção de meu estimado Educandário” Nosso ideal de pelejar não cansa. Para frente custe o que custar.

Assim ao longo de 11480 dias vividos nas cidades de Fortaleza ,Resende , São Gabriel, Rio de Janeiro, Alegrete, Picos, Grajau , Porto Franco, Santa Maria, São Paulo e Brasília consegui concluir muitas realizações que nesse momento me enchem de orgulho e satisfação.Servindo ao nosso valoroso Exército me foi possivel conhecer todos os Estados da nossa pujante federação e algunas nações amigas, em todos os lugares fui sempre recebido como um filho, criei raízes , plantei sementes e colhi os deliciosos frutos do trabalho.

Preocupei-me, aconselhado por meu saudoso pai Cel Sales do qual herdei a espada de oficial, em dar bem estar aos meus subordinados vendo em cada um os filhos e as filhas de minha propria ansia de viver.

Concluo, hoje, mais uma etapa de minha vida e, com muito orgulho levo a satisfação do dever cumprido e um grande número de novos amigos conquistados. Hoje, não obstante a emoção que sinto, já me é possível concluir que vivi uma rica experiência de revelação e crescimento humano e profissional. Portanto, o sentimento maior que tenho a externar é o de gratidão para com todos que interagi nessa jornada.

A Deus - princípio e fim de todas as coisas agradeço o dom da vida, por intermédio de meu pai – que se ascendeu – e de minha mãe Maria, graças a Deus ainda neste plano – me foi concedida a oportunidade de estar aqui hoje com vocês e a convivência salutar e fraterna com minhas irmãs Marieta e Herbene

Agradeço a todos os meus comandantes de ontem e de hoje pela atenção ,compreensão, amizade, dedicação, competência profissional. e imprescindível apoio que sempre me distinguiram.

Agradeço a abnegação e o desprendimento, além do dever, dos meus subordinados e pares. Rendo minhas homenagens a cada um dos oficiais , praças e funcionários civis que chefiei ou servi junto lado a lado, ombro a ombro. Testemunhei a sua dedicação infatigável na busca da autosuperação. De vocês recebi a palavra amiga e encorajadora, a disciplina consciente, o espontâneo respeito e o assessoramento correto . Honrou-me estar convosco. Ao contemplá-los e reconhecer o seu valor, renovo a minha crença na Instituição Exército Brasileiro e em nosso amado Brasil.

Aos muitos amigos da sociedade de tantas cidades que me acolheram agradeço a cortesia, amizade, consideração, colaboração e eficiência nas diversas ocasiões que labutamos e convivemos, o meu até breve com certeza estaremos juntos novamente.

Meu tributo aos camaradas da reserva, pela amizade e apoio recebidos, suas presenças constantes e ensinamentos foram o incentivo para a preservação das mais caras tradições do nosso Exército.

À sempre amada esposa Núbia Helena - compromisso e escolha pessoal livre e única para toda a vida - pelo carinho, amor,atenção, dedicação, aconselhamento e companheirismo em todas as horas e opções que juntos construímos.Temos por espelho os nossos olhos;
O teu riso é minha alegria,E o teu pranto, a minha tristeza.Se eu fechar os olhos, tu estarás presente;Se eu adormecer, serás meu sonho;E serás, ao despertar, o sol que desponta.És mais que minha sombra pois no escuro ela se vai e mesmo lá posso te sentir.



As minhas adoradas filhas Maria Helena e Maria Eduarda pelo apoio, dedicação, entusiasmo, amizade e beleza que me ensinam que somente um grande amor pode produzir grandes realizações, vocês são meu maior tesouro e certeza da vida eterna, mesmo após a hora final meus genes estarão vivos em vossa guarda.

Admirando a todos que aqui estão e na lembrança dos muitos que aqui não puderam estar, constato que o exercício desta nobre carreira me permitiu agregar uma legião de novos amigos. Portanto, o sentimento que me envolve não é tanto de afastamento ou perda, mas, reafirmo: de apreço e gratidão. Estarei à disposição de todos em minha nova comissão na Presidência do Centro de Informatica e Automação do Estado de Santa Catarina . É um novo desafio para o qual fui com a mesma alegria e entusiasmo . “Aproxima-se o momento da partida” no exemplo de São Paulo “combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”.Nasci no seio de uma familia militar, fui criança , adolescente e adulto nas fileiras do nosso Exército, tenho 48 anos de idade 37 deles envergando uma das fardas do nosso Regulamento de Uniformes, como disse o General Octavio Costa.



“A farda ....é uma outra pele, que adere à própria alma, irreversível para sempre.”




Muito obrigado a todos que me honraram com sua amizade e presença pessoal ou espiritual.

Que Deus nos abençoe!

2 comentários:

  1. Parabéns meu amigo!
    Sucesso nessa fase paisana.
    Abraço: Callai

    ResponderExcluir
  2. Reconhecimento dos valores de cidadania e brasilidade estampados nas cores do exercito brasileiro e transmitidos por você enaltecem o homem e reforçam os valores da instituição. Sucesso e novas conquistas estão por vir. Abraços ricupero

    ResponderExcluir