segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Quantos gêneros colocar no CRM?

Outro dia um amigo que estava configurando o CRM(Gestão de Relacionamento com o Cliente) de uma empresa me perguntou o seguinte:
Quantas opções de gênero eu devo colocar para que a empresa possa conhecer melhor os seus clientes?
A pergunta é bem interessante porque dependendo do seu mercado saber qual o tipo de orientação, identidade, opção sexual do seu cliente pode ser fundamental.
Minha resposta e colaboração para quem tem o mesmo problema é a seguinte. Para bem identificar o seu cliente trabalhe com as 18 opções existentes atualmente somente para identificar o individuo:

1-Homem – conformação corporal e opção masculina
2- Mulher – conformação corporal e opção feminina
3-Gay- atração por outro homem
4- Lésbica – atração por outra mulher
5- Transgênero- pessoas que estão constantemente em trânsito entre um gênero e outro
6-Transsexual- Refere-se à condição do indivíduo que possui uma identidade de gênero diferente a designado no nascimento, tendo o desejo de viver e ser aceito como sendo do sexo oposto. Usualmente o homens e a mulheres transexuais apresentam uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico, desejam fazer uma transição de seu sexo de nascimento para o sexo oposto (sexo-alvo) com alguma ajuda médica (terapia de reatribuição de gênero) para seu corpo.
7-Intersexual- termo utilizado para designar pessoas nascidas com genitália e/ou características sexuais secundárias que fogem dos padrões socialmente determinados para os sexos masculino ou feminino, tendo parcial ou completamente desenvolvidos ambos os órgãos sexuais, ou um predominando sobre o outro.
8-Bissexual-Atração por ambos os gêneros
9-Crossdresser- são pessoas que vestem roupa ou usam objetos associados ao sexo oposto, por qualquer uma de muitas razões, desde vivenciar uma faceta feminina (para os homens), masculina (para as mulheres), motivos profissionais, para obter gratificação sexual, ou outras.
10- Drag queen-Drag queens ou Drag kings são artistas performáticos que se travestem, fantasiando-se cômica ou exageradamente com o intuito geralmente profissional artístico.
11- Travesti- Travestis são pessoas que vivem uma parte significativa do dia ou mesmo o dia-a-dia como se fossem do sexo oposto. Além de se travestirem com roupas do sexo oposto é comum a utilização de um nome social, corte de cabelo, adoção de modos e de timbre de voz consoantes com o sexo almejado
12-Androgeno-a mistura de características femininas e masculinas em um único ser, ou uma forma de descrever algo que não é nem masculino nem feminino. O andrógino é aquele(a) que tem características físicas e, em aditivo, as comportamentais de ambos os sexos. Assim sendo, torna-se difícil definir a que gênero pertence uma pessoa andrógina apenas por sua aparência .Andróginos que prezam por sua androginia normente utilizam de adereços femininos, no caso de homens, ou masculinos, no caso de mulheres, para ressaltar a dualidade. Dado isso, tende-se a pressupor que os andróginos sejam invariavelmente homossexuais ou bissexuais, o que não é verdade, uma vez que a androginia ou é um caráter do comportamento e da aparência individual de uma pessoa ou mesmo sua condição sexual psicológica, nada tendo a ver com a orientação sexual (ou identificação sexual), ou seja a atração erótica por determinado parceiro. Desse modo, pessoas andróginas podem se identificar como homossexuais, heterossexuais, bissexuais ou assexuais.
13- Pangênero- Pangênero é um termo para as pessoas que sentem que não podem ser rotulados como masculino ou feminino em relação a gênero
14-Heterosexual- atraídos pelo sexo oposto ao de conformação física.
15-Assessual – Atração por nenhum gênero
16- Transformista - é uma pessoa que veste roupas usualmente próprias do sexo oposto com intuitos essencialmente artístico-comerciais, sem que tal atitude interfira necessariamente em sua orientação sexual.
17-Pomosexual - utilizado para descrever indivíduos que evitam classificar de orientações sexuais, tais como heterossexual e homossexual.[1] Ela não deve ser confundida com a assexualidade, que é uma orientação sexual, e é utilizada para descrever indivíduos que não experimentam atração sexual.[2]
18-Transsexual homosexual -pessoa que após a transformação de sexo só se relaciona com pessoas do seu sexo original..

Tem muito mais. Eu acho que parando por aqui já da para identificar seu cliente sem excluir partes significativas ou minorias é sempre bom incluir uma opção para “outras”. Agora se entrar na próxima caixinha de casado ou solteiro tem que abrir mais umas 20 opções, vou falar sobre elas em um outro post .E não esqueça da segurança de seu banco de dados, muitos clientes poderiam ter problemas em ver suas opções publicadas indevidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário