quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Sobre dúvidas em computadores

A muitas eras fui um analista de suporte. Certo dia um usuário me ligou com a seguinte pergunta:
-O que são cookies?
Eu estava muito ocupado e ainda acreditava que o programa de ajuda(help) dos sistemas computacionais era produzido por alguem do setor certo da empresa de tecnologia(marketing) .Opa não se assuste é que já cheguei a conclusão que os tecnicos não são seres do planeta terra e é impossivel a comunicação deles com os usuários. Todo texto de help deveria ser produzido por alguem que não entende nada de TI e seja bem perguntador como o pessoal do marketing, assim provavelmente entenderiamos os helps e manuais de usuário.
Voltemos ao que interessa minha resposta ao diginissimo usuário...
-Acesse o help do sistema operacional que ele vai lhe orientar..
- Ok obrigado

Minutos depois o telefone toca novamente..
- alô fiz o que vc me pediu e o programa me respondeu que:
cookies são strings
Agora tenho duas dúvidas poderia me esclarecer!
A HISTÓRIA é real e serve para ilustrar como é dificil a comunicação entre seres de planetas diferentes. É a vida

Um comentário:

  1. Rufino,
    REalmente, vc tem toda razão. Para os técnicos da área de TI a coisa é elementar demais. É uma coisa tão simples, que qualquer criança de 5 anos de idade sabe o que é. Mas, imagine o que se passa na cabeça de um ser semi-analfabeto em informática! Tudo vira coisa do outro mundo, com terminologia toda herdada do idioma inglês técnico. Mas, vc como excelente analista que sempre foi, nunca deixou seus clientes na mão, sanando todas as dúvidas e até mesmo dívidas em TI. Digo isso com prazer, pois fui um desses seus neófitos do estranho saber!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir